Novas ideias, novas dúvidas e muitas expectativas. O ano de 2019 já vai começar e a esperança de dias melhores sempre se renova. O mundo está em estado de ebulição, como já esteve em outras épocas em maior ou menor grau. Basta ler os jornais ou consultar na internet para confirmar que conflitos de toda natureza pululam por aí.
Só há duas saídas: apostar no direito como instrumento de pacificação social e no império da lei. Divergências sempre existiram e existirão, pois fazem parte do processo de evolução. Na trajetória da humanidade, a violência e a guerra pautaram séculos de História, mas o ser humano visualizou na convivência harmoniosa na família, entre vizinhos, nos negócios, nas cidades e entre todos os povos a melhor opção de vida.
Para tanto, um arcabouço de normas e referências vem sendo aprimorado baseado na cultura, no progresso e no desejo de justiça. Somente dentro desse padrão conseguiremos dar um passo adiante. O Brasil é um país que reúne condições muito vantajosas para avançar nesse sentido pois congrega uma geografia formidável, uma economia de enorme potencial e uma população diversa e pacífica.
2018 foi um ano desafiador e relevante, no qual nossa democracia mais uma vez mostrou solidez diante de tantos percalços. Em 2019, nossos votos são de continuar nessa consolidação, dentro do ordenamento jurídico, para trazer mais frutos e oportunidades a todos.
Boas festas! Sigamos a marcha dos benfazejos!