Dica de Livro - Eles em nós: Retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI
Autor: Idelber Avelar
Diante do furacão político que assola o Brasil recente, “Eles em nós: Retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI” busca trazer ao leitor uma análise dos fatos mais célebres dessa atual história, visando auxiliar na compreensão do mundo que nos cerca.
A realidade política nacional é feita de antagonismos políticos que, automaticamente, obrigam o brasileiro – e, consequentemente, o leitor – a assumir uma posição que, curiosamente, passa pela linguagem, drasticamente alterada nas últimas duas décadas.
A obra analisa o encontro entre o funcionamento da linguagem e os processos políticos que o Brasil tem vivido nesse período, incluindo as manifestações de junho de 2013, a Lava Jato e o bolsonarismo, passeando pela forma eleita pelo Executivo para pensar o país e o “assassinato de palavras” sofrido pelo português brasileiro neste século.
O autor, ainda, discorre sobre a forma eleita pelo governo a partir de 2011 para administrar o sistema político, debatendo a conversão de substantivos comuns em nomes próprios nos casos de junho de 2013 e da Lava Jato, finalizando através de uma investigação das raízes históricas, antropológicas e discursivas do governo atual na sociedade brasileira.
Trate-se de material essencial para que sejamos capazes de abandonar o lugar comum dos verdadeiros combates políticos atuais, possibilitando-nos produzir, diversamente, debates ricos, livres e produtivos.
Por Camila Mattos de Carvalho Ribeiro
camila@fcsadvocacia.com.br